QUEM É JOZI LEVI?

Jozi Levi, cujo interesse musical começou quando ele ainda mal conseguia falar, cantarolando junto com os singles de 45 rpm que seu pai costumava trazer da Itália, nasceu quando Istambul costumava ser a “verdadeira” Istambul.

Além de ser um verdadeiro amante da música, ele também conhecia e gostava de tocar nas ruas em sua infância. Mas seu “verdadeiro” encontro com a música foi quando começou a ter aulas de piano, aos 7 anos de idade. Ele era dotado e poderia ter continuado com a música clássica. No entanto, Jozi disse adeus à música clássica e às aulas de piano. Ele escolheu os gêneros pop e rock e começou a tocar teclados e órgão. Durante o mesmo período, seu interesse pela música floresceu e virou uma paixão, e ele começou a caminhar na direção dos instrumentos de percussão, sendo inspirado especialmente pela música de Carlos Santana. E então, essa criança apaixonada estreou “English High School” em sua escola, com sua banda “Mini Monsters“.

Em seus primeiros anos, Jozi tocava com seus bons amigos, como Hakan Behlil, Batu Mutlugil, Bülent “Canavar” Atlıoğlu, Roni Adut, Deniz Dündar, Harun Kolçak, Hamdi Demirel, Süleyman Ulagay, Rudolf ve Manfred Bergemann, Özkan Uğur e Galip Kayıhan em todas as ocasiões possíveis. Quando a “música” é seu amor, você não pode ficar com apenas um gênero. Jozi Levi estava interessado em jazz, música brasileira e latina em seus anos de adolescência. Ele tocou o piano elétrico “Fender Rhodes” por cinco anos durante sua educação superior no Reino Unido e também na sua primeira banda na Turquia, “Jazz Junior”. Jozi começou a colecionar instrumentos de percussão e tentou aprender a tocá-los por conta própria. Embora fosse um músico amador, durante os anos seguintes, Jozi conseguiu tocar em alguns eventos de música em Istambul, graças à sua extroversão. Ele conheceu músicos importantes como o baixista Carlos Benavent e Jorge Pardo, saxofonista da banda de Paco de Lucia, e também teve a oportunidade de tocar com eles em uma ou duas ocasiões.

Uğur Yücel foi a chave na vida de Jozi para levar sua paixão para um nível profissional. Depois de participar do Uğur Yücel & Sezen Aksu Show em 1992, Jozi foi parte de todos os concertos do Kayahan e algumas gravações por 3 anos. Coisas boas continuaram acontecendo… Ele conheceu o mestre da percussão brasileira Cyro Baptista e o pianista Marcos Silva por coincidência. Eles o ajudaram a melhorar seu conhecimento de música brasileira e técnicas de percussão.

Em 1996, Passaporte Latino foi lançado em conjunto com Melis Sökmen, Ercüment Vural e Tuğba Önal. Em 2000, a banda lançou um álbum e 2 videoclipes com seus membros renovados (Zeynep Casalini, Banu Kunt, Carlos Garcia Mayedo, Berna Anter, Serkan Özyılmaz, Senova Ulker, Aycan Teztel, Mehmet Sezer, Cengiz Baysal, Volkan Oktem, Turgut Alp Bekoğlu, Eylem Pelit, Erhan Akhan).

Em 2002, os integrantes da banda se separaram para seguirem novos desafios. Durante o mesmo ano, o co-fundador e o percussionista da banda, Jozi, participou do Festival de Jazz de Akbank e do Festival de Jazz de Istambul com Emin Fındıkoğlu and Detant Project.

Ele participou de álbuns do Volkan Konak, Kerem Görsev e Kenan Doğulu, acrescentando-lhes uma pitada de sabores brasileiros.

Jozi tocou piano e instrumentos de percussão durante 5 anos na Ayhan Sicimoğlu & Latin All Stars, uma banda lançada em 2003. Durante este período, ele teve a oportunidade de conhecer e tocar com músicos do mundo todo, como o percussionista Rodrigo Rodriguez, o trompetista Amik Guerra, os cantores Armando Miranda e Frankie Morales, e o violinista Alfredo de la Fe.

Em 2004, ele co-fundou a banda, Cub@n-IST com seus amigos mais próximos Emir Ersoy, Cüneyt Akgün, Arda Baykurt, Cemil Tatlıpınar e Tunç Cakir.

Ao mesmo tempo, ele assumiu o papel principal no primeiro bloco brasileiro na Turquia, Bate Bumbo. Ele combinou música playback de DJ, eletrônica, House Latino, House Tribal e muitos outros estilos dançantes com sabores musicais brasileiros. Mais tarde, ele voltou aos fundamentos dos conceitos e shows organizados nos quais criou repertórios acústicos, constituídos por apenas ritmos brasileiros acústicos de Samba Batucada.

Em meados de 2008, ele lançou sua banda Jozi Levi Brazil Project, na qual se apresenta em estilos Bossa Nova, Pagode, Samba, MPB e Baião. A banda se apresentou em vários dos maiores locais de Istambul, incluindo no IKSV Istanbul Jazz Festival.

Ele começou suas oficinas corporativas de ritmo para construção de equipes, e as organizou como moderador/educador para as mais conceituadas empresas e fundações na Turquia.

Desde 2010 Jozi tem produzido e apresentado seu programa de rádio Musica Brazileira na Açık Radyo FM 94,9.

Em 2013, ele foi premiado como Oficial com uma das ordens honoríficas mais importantes do Brasil, a chamada Ordem de Rio Branco, pelo seu apoio na divulgação da música e cultura brasileiras na Turquia.

Jozi Levi 2015